Cozinhando em família – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Cozinhando em família

Não é incomum encontrar pais que não envolvem as crianças no preparo das refeições. Geralmente, eles têm medo de que os pequenos se machuquem ou acham que ainda não têm habilidades para participar da atividade. Todavia, cozinhar em família pode ser uma atividade prazerosa para todos os envolvidos, inclusive para os pais. As crianças, ainda, aprendem mais do que apenas cozinhar, pois a atividade envolve conceitos de alimentação saudável, higiene, responsabilidade, cuidado e, até mesmo, noções de química. A combinação de determinados ingredientes para atingir um resultado é um exemplo da ciência aplicada à culinária.

Chame seus filhos para a cozinha! A dica é escolher receitas simples, e aumentar o nível de dificuldade conforme a idade e a habilidade dos pequenos. As crianças menores podem ajudar a misturar ingredientes; as mais velhas já conseguem lavar e picar alguns alimentos. Mas tudo deve ser feito com auxílio e sob a supervisão dos adultos. Prefira receitas saudáveis, feitas à base de ingredientes de origem vegetal, e aproveite para incentivar a criança a comer alimentos saudáveis. Você também pode explicar sobre a importância de aproveitar os alimentos e evitar o desperdício.

Uma última dica é montar um livro de receitas da família. A criança pode participar do preparo de determinado prato e depois desenhá-lo no livro.