Coordenação motora fina – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Coordenação motora fina

A coordenação motora está relacionada à capacidade do cérebro de coordenar os movimentos corporais. Existem dois tipos de coordenação motora: a grossa e a fina, sendo a primeira associada a movimentos como pular, correr e agarrar (músculos grandes), e a segunda, a escrever, desenhar e pintar (músculos pequenos).

Ainda quando bem pequena, a criança tem sua coordenação motora estimulada, mesmo sem querer. Quando ela tenta pegar um brinquedo ou um objeto, por exemplo, essa é uma maneira de desenvolver sua motricidade. Mas há mais formas de estimular sua coordenação motora. A coordenação motora fina pode ser desenvolvida pelo uso e manuseio de materiais como massa para modelar, tinta, lápis, giz de cera, e folhas de papel. Veja como utilizá-los:

Massinha: as crianças podem manuseá-la de diversas maneiras: apertando, dividindo, achatando, aplicando mais ou menos força, modelando com mais ou menos detalhes. São muitas possibilidades!

Papel: mesmo sendo bem simples, o ato de amassar papel proporciona muitos benefícios. Além disso, a criança também pode rasgar, fazer colagens e dobraduras.

Pintura: seja com tinta, canetinha, lápis ou giz de cera. Ela fazer um desenho livre em um papel em branco, ou pintar um desenho já traçado, para aprender noções de espaço e limites.