Como perdoar? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Como perdoar?

Assim como os adultos, as crianças também precisam conhecer o perdão. Se a criança não pede desculpas, é porque ela não reconhece que errou ou porque não considera o sentimento do outro importante. Não à toa, perdoar está relacionado com empatia. O perdão é uma questão ligada à saúde e maturidade emocional. Pessoas que não desenvolveram essa maturidade, têm mais dificuldade nesse sentido. 

Enquanto o ato de perdoar é o compromisso de não se vingar ou de se ver livre de mágoas, pedir perdão é uma questão de humildade e arrependimento. Ambos são igualmente importantes.

Para ensinar o perdão às crianças, seja o primeiro a perdoar e a pedir desculpas quando falhar. Além disso, evite falar mal das pessoas ou demonstrar rancor, principalmente quando estiver na frente dos pequenos. 

Quando alguém fizer mal à criança, ensine que é natural do ser humano cometer erros, mas que eles podem ser superados e perdoados. Explique que o rancor não faz bem e que isso pode atrapalhar em relacionamentos futuros.

Trabalhe a autoestima de seu filho, dando-lhe amor e atenção, mas, também, limites. Assim, ele aprende mais sobre respeito. Também, incentive seu filho a expressar seus sentimentos e emoções, seja conversando, desenhando, brincando ou da forma que achar melhor.

Não se esqueça de ensinar a criança a diferenciar entre pessoas que falham porque são humanas daquelas que falham porque querem nos magoar. Cultivar relacionamentos que não nos fazem bem não é uma boa alternativa. Isso também vale para os adultos. Perdoe e siga em frente.