Como escovar os dentes corretamente? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Como escovar os dentes corretamente?

Antes de conferir o passo a passo para a escovação correta dos dentes, é necessário prestar atenção em dois itens: a escova e o creme dental. A escova precisa ter as cerdas macias e tamanho confortável para a boca da criança. Já o creme dental não pode ser o mesmo dos adultos nem deve ser aplicado em exagero; confira com seu dentista a quantidade ideal para a idade de seu filho. 

Sabendo disso, é hora do passo a passo:

  1. Coloque a escova na horizontal. Com movimentos circulares, escove a parte de fora de quatro em quatro dentes (dois de cima e dois de baixo), por 10 segundos. Continue até escovar todos;
  2. Depois, faça como uma “vassourinha”, deslizando as cerdas, começando pela gengiva até a ponta dos dentes. Faça o mesmo movimento na parte interna dos dentes;
  3. Escove os dentes do fundo com movimentos suaves de vaivém;
  4. Por fim, passe a escova na língua, na gengiva e nas bochechas. Isso vai ajudar a eliminar as bactérias que causam mau hálito.

Dica: Dê um copo com água à criança para facilitar o enxágue da boca. Ela deve bochechar até sentir que a espuma do creme dental foi toda embora.

  1. Retire aproximadamente 45 cm de fio dental. Envolva o fio nos dedos médios, deixando 3 cm livres. Deslize o fio dental suavemente entre os dentes, formando algo como um “C” em volta de cada um. Tenha cuidado para não forçar nem machucar a gengiva. Cada vez que for passar em um novo dente, desenrole uma parte não usada do fio dental.

Explique o processo a seu filho conforme for escovando os dentes dele; assim, logo aprenderá como escovar por conta própria.