Como ensinar empatia – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Como ensinar empatia

A empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando entender seus sentimentos e motivações. Nem sempre é fácil ter empatia, mas sabemos o quanto é importante desenvolver essa habilidade, inclusive para o nosso próprio bem. 

É papel dos pais ensinar seus filhos a ter mais empatia. Para isso, em primeiro lugar, é necessário que ela comece nos pais. Eles são o exemplo que as crianças têm. Portanto, se agirem com empatia, conseguirão demonstrar sua importância com naturalidade.

Outro fator importante para o desenvolvimento dessa capacidade é saber lidar com os próprios sentimentos. Por isso, sempre converse e mantenha diálogo com seu filho. Deixe-o à vontade para se abrir e desabafar com você. É dessa maneira que os sentimentos são identificados e podem ser trabalhados de forma positiva. Quando identificamos e aprendemos a lidar com nossos sentimentos, somos mais propensos a saber lidar com os sentimentos dos outros.

Por fim, não deixe de incentivar a convivência de seu filho com outras pessoas. Atividades extracurriculares, clubes, etc., estimulam o convívio social, o que faz com que a criança tenha oportunidades de lidar com as diferenças.