Como elogiar as crianças? | Nosso Amiguinho
    • RT @cpbeditora: O podcast semanal "Nosso Amiguinho tá na área!" já está disponível nas principais plataformas digitais. Saiba mais no post…

      Feb 04, 2021

Como elogiar as crianças?

As crianças não precisam somente de broncas e orientações; pelo contrário, os elogios são parte importante de um desenvolvimento saudável. Mas você sabia que existe a melhor maneira elogiar seu filho? Nós explicamos.

Não elogie a personalidade, mas o desempenho.

Ao ser elogiada pela personalidade, a criança pode se sentir pressionada e achar que precisa sempre estar à altura de corresponder às expectativas alheias. Mas elogiar uma atitude faz com que a criança entenda que pode ser mais fácil repeti-la outras vezes.

Elogie com sinceridade e atenção.

As crianças percebem quando um elogio não é sincero. Portanto, procure fazer isso com franqueza. E não deixe as situações elogiáveis passarem despercebidas; procure sempre algo de que falar bem.

Elogie a ação independentemente do resultado.

Se seu filho resolveu arrumar a cama, por exemplo, elogie-o, mesmo que não fique tão bem-arrumada quanto você deixaria. Assim, a criança se sentirá feliz e incentivada a reproduzir bons comportamentos.