Como dizer “não”?  – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Como dizer “não”? 

Negar algo para seus filhos pode não ser uma tarefa simples para os pais. Isso porque, quando a criança pede alguma coisa, muitos pais temem a maneira como ela vai reagir diante da resposta negativa. Nenhum pai gosta de ver seu filho frustrado. Mas um “não” pode ser, na verdade, exatamente o que seu filho precisa.

Um grande exemplo disso é a segurança que um “não coloque a mão aí”, ou um “não vá por esse lado” trazem, pois evitam, muitas vezes, que as crianças se machuquem. 

Mas, se você ainda tem dificuldades em dizer “não”, veja três dicas que separamos:

1) Persistência

O primeiro passo para lidar com as respostas negativas é não voltar atrás. Mesmo que seja desafiador, seja firme. Às vezes, a criança pode insistir ou desobedecer algumas vezes. Mas não ceda. Uma vez que a decisão estiver tomada, é importante seguir em frente, a não ser que você perceba que realmente errou, e, não, apenas pela insistência de seu filho. Mantenha-se firme até que a criança aceite e obedeça. Lembre-se: não é preciso ser agressivo ou autoritário para ser firme. 

2) Coerência

Os pais são exemplo para seus filhos. Não adianta, por exemplo, colocar limites no tempo que a criança passar usando o computador se você fica com o celular o tempo todo. Ao estabelecer alguma regra para seu filho, seja exemplo para ele.

3) Empatia

Por fim, se coloque no lugar da criança. Uma resposta negativa é importante, mas, também, observe se em determinados casos não vale a pena ser afirmativa. Alguns “nãos” podem ser negociados. Sempre reflita antes de determinar se um pedido merece um “não” ou um “sim”.