Como ajudar seu filho nos estudos? | Nosso Amiguinho

Como ajudar seu filho nos estudos?

Uma das principais atividades de uma criança é estudar. E os pais têm um papel essencial durante a fase escolar dos filhos. Atitudes simples podem fazer toda a diferença. Abaixo estão algumas dicas de como você pode ajudar seu filho nessa etapa tão importante. Confira:

  1. Torne o estudo prazeroso.

Frequentemente, os estudos são encarados apenas como obrigação. Muitas crianças podem apresentar desinteresse por enxergar a escola como enfadonha. Mas você pode mudar isso. Compartilhe esse momento com seu filho, tornando-o mais leve e descontraído, através de experiências que mostrem, na prática, o que seu filho aprendeu na sala de aula. Você também pode usar recursos lúdicos, como fantoches, confecção de maquetes, que misturem brincadeira com aprendizado.

  1. Seja paciente.

A paciência é essencial nos momentos em que você passa estudando com seu filho. Ele vai errar, pois faz parte da aprendizagem. Por isso, respeite o tempo da criança e nunca utilize palavras depreciativas. Pelo contrário, comemore as pequenas conquistas e incentive-o a persistir!

  1. Veja com freqüência os cadernos.

Conferir os cadernos de seu filho é importante para saber se ele está se dedicando, como também demonstra interesse da sua parte. Além disso, é uma oportunidade para conhecer quais são as dificuldades dele e ajudá-lo. Não esqueça de elogiar e valorizar a dedicação demonstrada por ele.

  1. Vá às reuniões escolares.

Ir às reuniões de pais é essencial para acompanhar a vida escolar dos filhos. Use esse tempo para tirar dúvidas e conversar com os professores.

 

 

Rafaela Vitorino