Causas do mau hálito | Nosso Amiguinho

Causas do mau hálito

Existem diversos fatores que causam mau cheiro bucal nas crianças, como má higiene, gengivite, cáries, estresse e a dieta. No último caso, o mau hálito pode ser provocado por alimentos que formam vapores mau cheirosos durante a digestão, como alho e cebola, e também por falta de hidratação. 

Além desses casos, há fatores menos comuns que também contribuem para o mau hálito. A sinusite, por exemplo, acumula fluidos nas vias bucais e nasais, transformando a garganta num ambiente ideal para a proliferação de bactérias. Se esse for o caso, uma boa higiene bucal não irá resolver. Procure um médico para tratar da sinusite.

Outro fator, que muitas vezes passa despercebido, são objetos retidos nas vias nasais das crianças. As narinas infantis têm tamanho suficiente para “abrigar” objetos como feijões, partes de brinquedos e outros. Em caso de suspeita, procure um médico para verificar se há algum objeto e como removê-lo.

A amigdalite também entra na lista. Para uma primeira observação, ligue uma lanterna e olhe a boca de seu filho. Amígdalas saudáveis são rosadas e não têm manchas; ao contrário, se há alguma infecção, elas ficam vermelhas, inflamadas, com manchas brancas e cheiram mal, graças às bactérias acumuladas. Na dúvida, leve seu filho ao pediatra.