Brincadeiras (quase) silenciosas – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Brincadeiras (quase) silenciosas

Há períodos em que os pais precisam trabalhar em casa, ou estudar, ou apenas necessitam de um momento de tranquilidade. Como suprir a necessidade de silêncio sem impedir as crianças de brincar ou realizar atividades? Aqui vão três dicas de brincadeiras mais silenciosas que podem ser feitas em momentos como esses:

  1. Arte no contact: abra um pedaço de papel contact e prenda em uma mesa com a parte colante virada para cima. Dê alguns materiais, como linhas e miçangas, para a criança colar e fazer formas e desenhos;
  2. Quebra-cabeças: essa clássica brincadeira exige bastante atenção e foco. Assim, a criança vai se concentrar na atividade e ficar menos agitada. Um quebra-cabeça mais desafiador pode exigir ainda mais concentração da criança, mas é preciso cuidar para não ser tão desafiador a ponto de desestimular o pequeno;
  3. Kit de cupcake feito de massinha: faça bolas médias com massinha de cores diversas, imitando a massa de cupcakes. Pegue forminhas de papel, botões, e outras coisas que podem servir de “confeitos” e monte o kit para a criança. É só entregar para que ela comece a montar seus bolinhos. Você pode incluir no kit “ferramentas”, como rolo de massa, espátula, forminhas para biscoito, etc.

Observação: dependendo da idade da criança, não é aconselhável deixá-la brincando sem supervisão. É preciso tomar cuidado, também, ao escolher os materiais que não ofereçam risco à saúde da criança, como peças pequenas que podem ser engolidas, por exemplo.