Brincadeiras para coordenação – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Brincadeiras para coordenação

A coordenação motora é a capacidade de desenvolver determinado movimento, numa sincronia entre cérebro, articulações e músculos. Ela pode ser classificada como coordenação motora grossa e coordenação motora fina. Na grossa, há o envolvimento de músculos maiores, em atividades como correr, chutar e pular. Já a fina envolve músculos pequenos, como os dos pés e das mãos, em atividades como pintar, escrever e desenhar.

Diversas atividades podem desenvolver a coordenação motora. Apresentamos uma opção para o estímulo da coordenação fina e outra para o estímulo da grossa.

Cama de gato laser (para coordenação motora grossa)

Sabe aquelas cenas de filme, nas quais um agente secreto precisa desviar dos lasers para chegar ao outro lado da sala? Esta brincadeira segue o mesmo princípio. Em um corredor, ou na varanda de casa, passe fios de barbante cruzados de modo que a criança tenha que desviar deles para atravessar. Prenda o barbante com fita adesiva na parede ou amarre em uma grade (fica mais seguro). 

Colagem no papel contact (para coordenação motora fina)

Você vai precisar de: papel contact, feijão cru, papel, fita adesiva e caneta permanente.

Coloque o papel contact sobre uma mesa, com o lado colante voltado para cima, e fixe com fita adesiva. Desenhe com a caneta algumas figuras geométricas (quadrado, círculo, triângulo, etc.) no lado do papel contact que cola. As crianças devem rasgar o outro papel em pedaços e colá-los contornando cada figura; depois devem preenchê-las com os feijões.