Assunto de criança? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Assunto de criança?

Não é incomum ouvir de alguns pais a frase “isso não é assunto de criança”, quando os pequenos perguntam sobre o que os adultos estão conversando. No entanto, por mais complexo que o assunto seja, a melhor opção realmente é esconder da criança? A resposta para essa pergunta é: nem sempre. 

A realidade é que não temos controle sobre acontecimentos. Não podemos evitar doenças, mudanças, perdas e crises. Por mais que não pareça, as crianças estão atentas e percebem quando os pais ficam tristes, cansados e estressados, mesmo que não entendam porquê. 

Quando uma situação dessas acontecer, a melhor forma de tratar o assunto é de maneira simples e respeitando a idade da criança. Não minta e tente não esconder tudo. Se um familiar próximo estiver doente, por exemplo, não é necessário contar qual é a doença, mas diga que ele não está bem. Isso prepara a criança no caso de o pior acontecer.  

Quando a criança fica sabendo da situação por uma pessoa não tão próxima, ela tende a ficar ainda mais chateada, como se tivesse sido traída pelos pais, que “esconderam” dela a verdade. Por isso, os pais devem assumir esse papel e conversar sobre o assunto. Além disso, responda aos seus questionamentos. Lembre-se de que, muitas vezes, quando não há resposta, a criança a procura na internet ou pergunta para outra pessoa. E é melhor ela saber por você do que aprender de outra forma. Se você tiver muita dificuldade de conversar sobre algo, procure a ajuda de um profissional, como um psicólogo, mas não deixe de manter o diálogo aberto e transparente com seu filho.