Aprendizado bilíngue – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Aprendizado bilíngue

Vivemos em um mundo conectado, onde é fácil entrar em contato com pessoas de diversos países e ter acesso a conteúdo em outros idiomas. No âmbito profissional, já se sabe que conhecer mais de uma língua pode ser o diferencial em uma contratação. Mas você sabia que as crianças também podem tirar vantagens em ser bilíngues?

Atualmente, existe uma série de estudos mostrando que a criança bilíngue pode apresentar um desempenho escolar superior, não somente no campo de línguas, mas também da matemática, geografia, história e ciências. Além disso, o bilinguismo também ajuda a melhorar as funções cognitivas, habilidades sociais e emocionais e a capacidade de leitura.

Aprender uma outra língua na infância é o momento mais propício, pois o cérebro infantil é mais flexível e, por isso, tem mais facilidade em aprender. Crianças que crescem em lares bilíngues conseguem, até mesmo, aprender as duas línguas paralelamente. E o mais interessante: aprender outra língua não atrapalha o aprendizado do português.

Além de contribuir positivamente para as capacidades cerebrais, ampliando o controle, a atenção e a criatividade, o aprendizado bilíngue também contribui para ampliar o conhecimento da cultura relacionada à língua aprendida. Uma observação para a família que estimula o aprendizado de uma segunda língua: é importante garantir que a criança, mesmo aprendendo outro idioma e outra cultura, não perca o vínculo com a cultura de origem. Esse reforço é necessário para que a criança não tenha prejuízos no desenvolvimento de sua identidade.