Aprendendo frações – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Aprendendo frações

Seu filho está aprendendo frações na escola, ou você quer adiantar a matéria? Nem sempre é fácil atrair o interesse das crianças para uma matéria nova, mesmo nas escolas. Por isso, trazemos duas maneiras divertidas de aprender Matemática. Seu filho vai gostar da ideia de aprender brincando.

  1. Frações com maçãs

As frutas podem servir como um ótimo exemplo de como as frações funcionam. O ideal é usar frutas mais firmes, mas fáceis de cortar, como a maçã. Confeccione também pratinhos de papel vermelhos e enfeitá-los com uma folhinha verde de papel, para parecer uma maçã. Divida as maçãs em duas, quatro, seis partes, e assim por diante. Da mesma forma, trace linhas nos pratos, com uma caneta preta, para mostrar as divisões. Uma fruta que também é interessante para ilustrar o conceito de frações é a mexerica.

  1. Frações com relógio

Outra maneira bastante útil para aprender frações e também a olhar as horas é usando um relógio de papel. Em um papel cartão ou cartolina, corte um círculo e coloque os números de 1 a 12. Depois, risque mais alguns círculos (quantos quiser), e trace linhas para ilustrar as divisões. Para frações de ½, divida o círculo em duas partes e coloque “½” em cada lado; para frações de ¼, divida em quatro partes e coloque “¼” em cada; e assim sucessivamente. Na hora de ensinar, corte os círculos nas linhas traçadas e mostre quanto representa cada parte, incluindo as noções de horas.