Aperitivos saudáveis (e práticos) – Nosso Amiguinho
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Aperitivos saudáveis (e práticos)

Rolinhos:

Você pode fazer rolinhos de abobrinha ou berinjela com patê de tomate seco e castanha de caju. Corte a abobrinha ou a berinjela em fatias finas, leve à frigideira e deixe dourando em ambos os lados. Depois, passe o patê e enrole, formando o rolinho.

Grão-de-bico assado e crocante:

Essa receita com grão-de-bico imita um salgadinho de trigo ou batata. Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para o outro e depois cozinhe até ficar macio, cuidando para não cozinhar demais. Quando esfriar, é só assar o grão de bico e adicionar condimentos e temperos a gosto, como alecrim, orégano, páprica doce, pimenta, etc.

Homus:

Você pode fazer a versão clássica, à base de grão de bico ou usar beterraba ou cenoura.

Para a opção clássica, use 300g de grão de bico; um dente de alho descascado; caldo de um limão; 100g de tahine; sal, pimenta e azeite a gosto. Deixe o grão de bico de molho num recipiente com água durante quatro horas. Escorra a água e coloque os grãos em uma panela, adicionando um litro de água. Cozinhe em fogo alto por cerca de 50 minutos (ou até ficar macio, mas sem desmanchar). Depois de cozinhar, escorra parte da água e retire as cascas com as mãos. Coloque os grãos, o alho, o tahine, o suco de limão e o tempero em um processador de alimentos e bata, adicionando a água que sobrou aos poucos até a massa atingir o ponto de um patê grosso. Você pode acrescentar azeite e servir com pão sírio e torradas.