A criança deve ser sempre recompensada? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

A criança deve ser sempre recompensada?

Muitos pais educam seus filhos à base de recompensas. Recompensa por ter ido bem na escola, recompensa por comer o legume na hora do almoço, recompensa por fazer uma atividade doméstica, como arrumar a cama, etc.

Existem educadores e pais que concordam com a ideia de oferecer recompensas, pois acreditam ser uma maneira de ensinar que é preciso lutar para conquistar as coisas na vida. Mas também existe quem acredite que as recompensas atrapalham as crianças a desenvolver autonomia e não permitem que elas entendam a importância de cumprir com as obrigações com responsabilidade.

Embora não seja um problema dar presentes para o filho, deve haver cuidado para não tornar isso uma obrigação dos pais, ao oferecer algo em troca de tudo o que a criança faz. O ideal é mostrar que todas as pessoas têm deveres a cumprir, inclusive as crianças.

Em vez de recompensar seu filho, demonstre apreciação por ele e agradeça quando ele colaborar. Um passeio ou momento em família, um abraço, um beijo e palavras de afirmação devem ser formas de incentivar seu filho.